Reunião técnica alinha ajustes finais para início da obra da Galeria do Torquato Neto

Equipes técnicas da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul), da Secretaria Municipal de planejamento e Secretaria Municipal de Articulação Institucional, representantes da empresa executora da obra e da Caixa Econômica Federal estiveram reunidos, na manhã de hoje (13), para discutir os ajustes finais necessários para o início da obra da Galeria do Torquato Neto.

A reunião marcou o pontapé inicial para o início efetivo da obra, considerada uma das maiores intervenções de drenagem urbana em execução na capital. Em razão do período chuvoso, os trabalhos seguem um planejamento técnico que prevê uma fase preparatória antes do início das escavações.Neste momento, a empresa responsável pela execução já realizou a implantação do canteiro de obras e iniciou a preparação da área destinada à fabricação dos pré-moldados, onde serão produzidas as aduelas que compõem a estrutura da galeria. As escavações terão início logo após o encerramento do período chuvoso, respeitando as condições climáticas e o cronograma técnico estabelecido.

De acordo com o superintendente da SDU Sul, Isaac Meneses, a fase atual é fundamental para assegurar a eficiência da obra. “Estamos dando o pontapé inicial em uma obra de grande porte e alta complexidade. Mesmo durante o período chuvoso, a empresa já está preparada, com canteiro instalado e produção dos pré-moldados, para que, assim que o inverno passar, possamos iniciar as escavações com mais agilidade e segurança”, destacou.

A obra, conduzida pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU Sul), tem como objetivo principal reduzir os alagamentos recorrentes nos bairros Torquato Neto e Portal da Alegria, beneficiando cerca de cinco mil famílias.

Com investimento estimado em R$ 122 milhões, a primeira etapa da galeria terá mais de 11 quilômetros de extensão e contará com dois grandes reservatórios, que funcionarão como sistema de contenção, permitindo a liberação controlada da água da chuva e reduzindo significativamente os riscos de inundações.

Reunião técnica alinha ajustes finais para início da obra da Galeria do Torquato Neto (Foto: SDU Sul)

Deixe um comentário

Portal MPiauí