A importância da acolhida nas unidades de ensino

A acolhida é um momento que tem o objetivo de proporcionar um ambiente humanizado e promover mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem do aluno. A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), apoia esse tipo de iniciativa. Quando as crianças chegam em suas escolas são recebidas com empolgação, onde se sentem acolhidas e seguras. Esse sentimento é fundamental para que os alunos tenham mais vontade e concentração de aprender.

A ação tem foco total nos alunos. O acolhimento é preparado como um momento diferenciado e conta com uma programação especial, envolvendo teatro, música, imagens interativas, contação de história, além de proporcionar aos alunos momentos de interatividade com as demais turmas e professores.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Natureza, professora Ana Karina Lobão, relata que esse momento acolhedor é muito importante. “Todos os dias, nós tiramos de dez a quinze minutos para fazer a acolhida com nossas crianças. É um momento de interação, onde elas participam de dinâmicas, músicas e teatros. Hoje, por exemplo, nós trabalhamos na acolhida a historinha da borboleta que encontrou a florzinha, e eu, juntamente com as crianças, colocamos asas e dançamos a musiquinha da borboleta. É um momento bastante rico, não só para eles, mas para todos da escola”, destaca a diretora do CMEI.

O CMEI Noélia Maranhão também enxerga a acolhida como algo fundamental para o bom desempenho do estudante. Na última quarta-feira (19) a unidade educacional desenvolveu uma atividade de acolhida com o tema Formas Geométricas. “Foi apresentada para os alunos de maneira lúdica e divertida as formas geométricas, quantidade de lados e características. Na ocasião, as crianças procuraram pela escola objetos que tinham as formas de triângulo, quadrado, retângulo e círculo. Foi pura diversão”, pontua a diretora, professora Ana Cristina Magalhães.

Outras unidades de ensino como o CMEI Tom Jobim e Joaquim Mendes Olímpio de Melo, por exemplo, também promovem essa atividade. Para os professores é um momento único e que não pode faltar, pois é uma preparação para que a criança esteja aberta e empolgada para absorver o conhecimento dos assuntos ministrados em sala de aula.