Acolhida no CMEI Hilda Maria Lemos faz alusão ao autismo

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Hilda Maria Lemos, localizado no Residencial Francisca Trindade, zona Norte de Teresina, realizou uma acolhida temática ao mês de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo da ação é proporcionar aos estudantes um ambiente escolar acolhedor e interativo.

A diretora do CMEI, professora Helterlane Maria, reforça que o aprendizado das crianças na acolhida se refletirá na vida social delas e no contato com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Foi um momento enriquecedor. Os pequenos foram bem receptivos, atenciosos e participativos diante das informações e questionamentos apresentados, que visavam explicar as principais informações sobre o TEA”, explica.

Idealizada pela professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Aldeíres Soares, a acolhida surgiu a partir da necessidade de promover conhecimento sobre o TEA para crianças de três a cinco anos. A iniciativa ocorreu nos turnos manhã e tarde, na qual foi apresentado o símbolo que representa o autismo e a placa de atendimento preferencial.

“Após as explicações, apresentamos dois vídeos, que tinham uma linguagem simples e adequada para essa faixa etária. O primeiro vídeo explicou o que era o autismo e o segundo era a história de uma menina com TEA que foi bem acolhida por seus amiguinhos da escola”, conclui a gestora do CMEI.