Agenda Teresina 2030 e Instituto Alana alinham parceria para projetos na área da primeira infância


A Agenda Teresina 2030 recebeu, nesta sexta-feira (10), a visita da analista de Natureza do Instituto Alana, Caroline Maciel. O secretário Executivo de Planejamento e Gestão da Semplan (Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação), Daniel Pereira, e o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, manifestaram as oportunidades de parcerias para o desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância na capital piauiense.O Instituto Alana é uma organização de impacto socioambiental com atuação em todo o país, sem fins lucrativos, que promove e inspira um mundo melhor para as crianças há mais de 30 anos. Caroline Maciel afirmou que a organização tem acompanhado o trabalho desenvolvido pela Agenda Teresina 2030, especialmente em relação a mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.

“Esse ano de 2025 é importante para a pauta climática no Brasil, teremos a COP30 e são as crianças as mais impactadas pela emergência do clima, mas também são elas o ponto de solução e de mudanças para que a gente possa ter um futuro mais sustentável. Teresina tem um ponto-chave para a gente trabalhar, que é o clima, a mistura de biomas que existem aqui. Então, a gente enxergou problemas e soluções e oportunidades para trabalhar”, afirma Carol Maciel.

O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, destaca que a cidade tem avançado no desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas para a garantir a melhoria da qualidade de vida de crianças em situação de vulnerabilidade. “Estamos sempre em busca de parcerias e o Instituto Alana chega para somar. Um dos nossos focos de atuação é justiça climática e as crianças são uma parte da população que mais sofre com os eventos extremos. Nosso propósito é estreitar as relações e trabalharmos juntos em projetos que possam dar garantias de uma vida melhor à nossa população”, explica Leonardo Madeira.