Agenda Teresina 2030 leva experiências da capital piauiense a seminário promovido pela FGV

O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, participou, na tarde desta quarta-feira (24), do seminário “Extremos de chuva, gestão de riscos e adaptação climática em cidades brasileiras”, promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Durante o evento, Leonardo Madeira participou de discussões com gestores de várias prefeituras brasileiras e pode trocar experiências com esses profissionais. “Tivemos uma participação muito proveitosa no seminário. Foi uma oportunidade de trocamos informações com diversas prefeituras e especialistas em desastres e voltamos para Teresina com novas ideias e motivações”, afirma o coordenador.

A capital piauiense tem se destacado na participação em eventos de nível nacional e agora em maio sediará a segunda edição do ClimaTHE24 – 2ª Conferência do Clima de Teresina, com o tema “A cidade que eu quero é verde”.

O evento trará palestrantes de renome, representantes do governo federal, prefeitos e gestores de cidades que estão desenvolvendo políticas públicas exitosas de adaptação e mitigação dos efeitos da crise do clima.

“Em maio, Teresina vai protagonizar um grande evento que vai propor uma discussão pertinente sobre a cidade que nós queremos daqui para frente. Teresina tem um Plano de Ação Climática, que traz metas bem estabelecidas. O que estamos fazendo é construir os caminhos para que elas sejam cumpridas e, assim, proporcionarmos à cidade a capacidade adequada de lidar com os extremos de chuvas e altas temperaturas”, explica Leonardo Madeira.

O ClimaTHE24 é promovido pela Agenda Teresina 2030, órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação, em parceira com o ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade.