Como muitos sabem na cidade de Água Branca tem um time de futebol todo legalizado. Com CNPJ, Estatuto, diretoria completa, pronto para ser federado a Federação de Futebol do Piauí – FFP, podendo assim disputar competições estaduais e nacionais.
Com ajuda do Poder Público Municipal, a cidade de Água Branca já abrigou o Racing Futebol Clube, de Teresina, numa das edições da segunda divisão do Campeonato Piauiense promovido pela Federação de Futebol do Piauí. À época muitos foram alertados de que se gastaria muito menos filiando a FFP o Água Branca Futebol Clube, que foi fundado em 25 de Março de 2012, tendo como presidente Valmir Tavares de Sales, atual Secretário de Obras do Município de Água Branca.
A ave Cisne é o mascote do clube. Foi escolhida para representar o Açude Municipal, principal acidente geográfico do Município de Água Branca. No escudo do clube, um Cisne nadando representa muito bem essa intenção. As cores do Água Branca Futebol Clube são: laranja, preto, verde e branco
Como forma de entretenimento e de se dar oportunidades para os jovens aguabranquenses, bem que os desportistas e autoridades da cidade deveriam registrar o Água Branca F. C. na FFP apenas como time amador, podendo assim disputar competições de base promovidas pela Federação de Futebol do Piauí, tais como: Campeonato Piauiense Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-19.
Em 2013 o Água Branca F. C. disputou como “convidado” o Campeonato Piauiense Sub-18, promovido pela Federação de Futebol do Piauí, mas por falta de apoio na Capital Econômica do Médio Parnaíba deixou de disputar nos anos seguintes.
O “Cisne Aguabranquense” tem uma página na rede social Facebook com mais de mil seguidores. Como o Água Branca F. C. está desativado, a página está sendo alimentada com informações do futebol piauiense. Há também um blog, o http://aguabrancafc.futblog.com.br
Ao completar seis anos de existência, chegou o momento de se ver o Água Branca Futebol Clube federado.
Imagem do dia da fundação do Água Branca Futebol Clube: 25 de Março de 2012. Na foto, Valmir Tavares de Sales, Reinaldo Barros Torres e Ivaldo Rômulo Sousa, fundadores.