A Escola Municipal Raimundo Adão, situada na zona Rural de Teresina, desenvolveu nesta semana, atividades de gênero textual em conformidade com as orientações da Secretaria Municipal de Educação (Semec). A temática foi apresentada aos alunos e, à cada 15 dias, durante o encontro de formadores no Centro de Formação Odilon Nunes (Cefor), os professores discutem os textos a serem desenvolvidos em sala de aula. O gênero textual escolhido e elaborado pelos alunos foi a “notícia”.
A orientação da atividade ficou a cargo da professora de português Gardênia de Jesus, que participa dos encontros de formadores na Semec. Ela leva para a escola o conteúdo a ser trabalhado com os alunos, enfatizando a importância de diferenciar o que é notícia e o que não é. Os alunos do 2º ano do turno da tarde focaram na produção do gênero textual notícia. Nesse projeto, os estudantes elaboraram um jornal com as notícias da escola e da comunidade circundante.
Gardênia dividiu a turma em equipes, sorteando duplas e trios, cada uma com uma pauta específica. Os estudantes foram incentivados a buscar informações, sendo uma das pautas a Semana da Consciência Negra. Os alunos entrevistaram palestrantes, registraram fotos da palestra e produziram a matéria.
A professora Gardênia de Jesus destacou, ainda, a relevância de abordar o gênero textual notícia com os alunos do 2º ano, ressaltando que isso é crucial para o desenvolvimento da linguagem e alfabetização. Ela mencionou que essa prática envolve leitura, compreensão textual, ampliação de vocabulário ao explorar eventos atuais, estimulando a curiosidade, promovendo a escrita e integrando habilidades linguísticas, além de desenvolver o pensamento crítico.
Em sala de aula, a professora orientou aos alunos sobre as principais diretrizes para um jornalista, utilizando os cinco questionamentos básicos: Quem? O quê? Quando? Onde? Por quê?
O jornal da Escola Raimundo Adão também dedicou espaço para divulgar o plantio na horta da unidade de ensino e o período de matrículas para o ano de 2024, iniciado na semana passada. Entre os gêneros textuais já trabalhados pela escola estão cartaz, fábula, poema, carta, convite, bilhete, legenda, entre outros.
A Semec, por meio de seu plano de ensino, acredita que ao explorar diversos gêneros textuais, os alunos não apenas aprimoram suas habilidades linguísticas, mas também desenvolvem a capacidade de se comunicar de maneira eficaz em diferentes contextos, preparando-os para desafios acadêmicos e futuras situações profissionais.