Na última terça-feira (04), os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 53 escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina participaram da primeira fase da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IPMA) e criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional voltado para escolas públicas e privadas que busca identificar talentos e estimular o estudo da matemática.
Entre as unidades de ensino que participaram da primeira fase da OBMEP está a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, que fica na zona Sul de Teresina. Na oportunidade, 693 alunos fizeram a avaliação. A diretora da unidade, professora Francisca Rosiane, esclarece que, como forma de preparação, um grupo de estudantes assistiu às aulas aos sábados, das 8h às 11h, do “Projeto OBMEP”, que é ministrado pelo professor Luís Carlos.
“A escola desenvolve esse projeto e faz a preparação com os alunos, que realizam constantes atividades e simulados em sala de aula. Com isso, além de prepará-los para a olimpíada, nós estimulamos e promovemos o interesse dos alunos pela matemática”, comenta a gestora.
A coordenadora do programa Cidade Olímpica Educacional (COE), professora Elinalva Barbosa, pontua que 120 discentes que integram as turmas de matemática da iniciativa participaram da OBMEP. “Ao longo do ano letivo, os alunos do COE são preparados para realizar duas grandes olimpíadas de matemática, que é a Olimpíada Canguru de Matemática, que ocorreu em março, e a OBMEP. Os estudantes que avançarem para a 2ª fase da competição receberão uma preparação mais intensa”, explica.
Os resultados dos classificados para a 2ª etapa serão divulgados no dia 02 de agosto no site da OBMEP e as provas acontecerão no dia 19 de outubro em locais escolhidos pelo IPMA. Em 2023, 54 alunos da Rede foram medalhistas da OBMEP, sendo que 25 deles integravam o COE. Ao todo, foram 6 medalhas de ouro, 16 de prata e 32 de bronze.