A Secretaria Municipal de Educação (Semec) participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2024, recebendo destaque com os alunos medalhistas . Ao todo foram 65 estudantes das escolas da rede municipal que se tornaram medalhistas na OBA, sendo 25 integrantes do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE).
A OBA é uma competição onde os alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Médio (1º ao 3º ano) participam das etapas e realizam uma prova contendo questões de astronomia e astronáutica. O objetivo da olimpíada é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências relacionadas, ao mesmo tempo em que promove a disseminação de conhecimentos.
A coordenadora do COE, professora Elinalva Barbosa, destaca a alegria em ver os avanços e conquistas dos estudantes da rede de educação de Teresina. “Nossos alunos são motivo de orgulho para todos nós da Semec. O nosso desejo é que eles continuem brilhando e buscando novos conhecimentos. As conquistas são frutos de toda a dedicação dos professores e empenho dos estudantes”, enfatiza. O programa Cidade Olímpica Educacional é uma iniciativa que objetiva ampliar o desempenho escolar dos alunos e prepará-los para participar de olimpíadas educacionais.
Entre os alunos medalhistas desta edição estão os da Escola Municipal Areolino Leôncio da Silva, localizada na zona Rural Sudeste de Teresina, unidade de ensino que novamente se destaca na OBA, são eles: Evandro Alves (Ouro), Manuela Boavista (Prata) e Bruno Carvalho (Bronze).
A Secretaria Municipal de Educação de Teresina continua seu compromisso de oferecer novas oportunidades de aprendizado nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), acompanhando o avanço constante das tecnologias.