Aprender interculturalmente significa desenvolver nos alunos uma sensibilidade, um despertar para lidar com a diversidade cultural dos indivíduos e das sociedades, traduz a maneira como os sujeitos que têm diferentes modos de ser e de viver conseguem conviver de maneira pacífica e harmoniosa entre si. Para que os estudantes se apropriem dessa temática a Escola Municipal Parque Piauí, localizada na zona Sul de Teresina, desenvolveu o Projeto Educação não tem cor, tem Voz!
O Projeto tem como tema “Aprendizagem intercultural” e teve como público-alvo alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Aprofundar o conhecimento dos alunos com relação à temática é fundamental para a construção de uma sociedade intercultural que respeita e dialoga com o outro. É um processo de aceitação das diferenças culturais que não exclui e nem coloca nenhuma cultura como subjacente a outra.
A ação foi desenvolvida no auditório, dividida em dois momentos com apresentação de dança, peças teatrais, músicas e desfiles, além de trabalho de arte com desenhos e pinturas. A diretora, professora Valéria Thayse, destacou o sucesso do projeto, que promoveu o respeito às diferenças, especialmente a racial.
“Tudo foi desenvolvido com total sucesso. Houve ampla participação dos alunos e professores, onde conseguimos destacar a importância da cultura dos negros na sociedade e desenvolver ações para combater o racismo”, concluiu a diretora.