ARSETE publica resultado de auditoria e certificação de dados da Águas de Teresina e AGESPISA

A ARSETE publicou, na última quarta (18), o resultado das certificações do 2º ciclo do Programa Acertar, com relação à AGESPISA e Águas de Teresina. O programa envolve a aplicação de procedimentos de auditoria e certificação de dados fornecidos ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), por prestadores de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em várias cidades do país, sob a responsabilidade das suas respectivas entidades reguladoras.

O resultado da avaliação reflete o nível de fidedignidade das informações declaradas pelas empresas ao SNIS. O ponto analisado foi a confiança acerca de 74 informações, partindo da apreciação de 120 controles e 14 processos de negócio, tais como:

Folha de pagamento;
Gestão de ativos;
Gestão de investimentos;
Monitoramento dos índices de atendimento;
Manutenção do cadastro de redes;
Manutenção da rede de esgoto; e
Controle da qualidade da água.
O procedimento é resultado da aplicação de testes de controle e a classificação é feita em uma escala que vai de 1 a 3 pontos, conforme tabela abaixo:

A partir das análises, foi observado que a Águas de Teresina e a AGESPISA se encontram no processo inicial de adequação dos seus procedimentos às diretrizes estabelecidas pela metodologia, tendo em vista a atribuição da avaliação de confiança em 1 ponto em todas suas informações.

“Esse resultado ocorreu em virtude de ambas as prestadoras não apresentarem evidências acerca de normas, procedimentos e políticas inerentes à exploração dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas zonas urbana e rural de Teresina”, informou o presidente da comissão do Acertar na ARSETE, Pedro Henrique.

A partir do diagnóstico inicial, as empresas terão a oportunidade de desenvolver planos de ação para a instituição ou adequação das soluções necessárias, contribuindo para a melhoria da gestão e da qualidade das informações geradas ao SNIS.

Clique para acessar os resultados consolidados, validados pela Agência: https://arsete.pmt.pi.gov.br/documentos/