O 2º Encontro de Formação dos Assistentes Sociais da Secretaria Municipal de Educação (Semec) foi realizado no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, localizado na zona Norte de Teresina, com a temática “Parâmetros para escuta de crianças e adolescentes em situação de violência”. O evento teve a mediação da Assistente Social da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude (CEJIJ-PI), Sâmia Cristina Pereira da Silva.
Orientar a população, com um olhar mais sensível, com responsabilidade e profissionalismo são características dos profissionais do Serviço Social. O assistente social trabalha com objetivo de orientar as pessoas em situações de desamparo, promovendo seu bem-estar físico, psicológico e social. A atuação destes profissionais vai além do combate à desigualdade. É o reforço para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os profissionais da área participam mensalmente de formações com os assistentes sociais da Semec, visando o alinhamento dos procedimentos, intervenções, instrumentais, fluxos, discutir formas de encaminhamentos. Na perspectiva de ofertar o melhor serviço, seguindo as diretrizes e normatizações da categoria do Serviço Social inserido na educação.
A Assistente Social na Divisão de Assistência ao Educando (DAE/Semec), Magali Castro, destacou que o objetivo do evento veio da necessidade de formação, no sentido de qualificação desses profissionais, possibilitando que eles possam falar a mesma linguagem enquanto categoria e equipe do mesmo espaço de trabalho, que é a Divisão de Assistência ao Educando da Semec.