A BYD apresentou nesta terça-feira (1º) o primeiro Dolphin Mini, 100% elétrico montado no Brasil. O modelo, que lidera as vendas de carros elétricos no país, marca o início da fase experimental da produção nacional na nova fábrica da montadora em Camaçari (BA).
Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina. Escolhemos a Bahia pela força de seu povo, pela mão de obra capacitada e por acreditarmos no potencial transformador dessa região”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa.
Além do Dolphin Mini, a fábrica baiana também produzirá o híbrido Song Pro e o modelo King. Segundo a montadora, a planta é uma das mais modernas do mundo, com sistemas de automação, robôs, rastreamento em tempo real e controle acústico.
Quando totalmente operante, a unidade terá capacidade para 300 mil veículos por ano e deve gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos.
“Estamos transformando Camaçari em uma potência para o futuro. Esse complexo fabril representa uma vitória da inovação, da sustentabilidade e da confiança no Brasil. A BYD agora é uma empresa feita por brasileiros para brasileiros”, disse Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões e ocupando uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, o complexo já emprega mais de mil pessoas e anunciou a abertura de mais 3 mil vagas até o fim do ano. A Continental Pneus foi homologada como a primeira fornecedora nacional.
“O Brasil está hoje no centro das atenções globais na revolução automotiva, e a BYD é peça-chave nessa transformação. Ver a marca como líder de mercado de veículos elétricos e a expansão de nossa rede de concessionárias é a prova de que estamos no caminho certo”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também celebrou a inauguração. Na ocasião, afirmou que a parceria faz “história” ao colocar a Bahia, “mais uma vez, no centro das atenções de todo o mundo quando o assunto é desenvolvimento e transição energética”.
“Tenho certeza de que nos renderá frutos e resultados de altíssima qualidade”, afirmou.
A expectativa é que a planta evolua da montagem SKD (Semi Knocked-Down) para produção integral, incluindo soldagem, pintura e o desenvolvimento de um motor híbrido flex feito em parceria entre cientistas chineses e brasileiros.
A fábrica da BYD em Camaçari é uma realidade. Vai contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município ao ativar toda a cadeia produtiva de automóveis elétricos e híbridos”, destacou o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.

Fonte CNN