CAE municipal e CAE estadual se reúnem para troca de experiências

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) realizou, por meio do Conselho de Alimentação Escolar de Teresina (CAE/Semec), reunião junto ao Conselho de Alimentação Escolar Estadual (CAE/Seduc) no auditório da secretaria com o objetivos de discutir sobre a gestão dos recursos e normas alimentares das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Segundo a secretária do CAE/THE, Marlene Nascimento, a reunião foi um momento requerido pelo conselho do Piauí, que acompanha as unidades escolares do Governo do Estado do Piauí, a fim de receberem informações da gestão da Rede Municipal. O conselho estadual, também repassou informações de sua própria atuação.

“O conselho municipal visita os fornecedores em parceria com o setor de nutrição. Há também visitas nas escolas para diagnosticar possíveis inconformidades e é enviado um documento para a Secretaria Executiva de Gestão sobre as normativas do PNAE (Plano Nacional de Alimentação Escolar)”, pontua Marlene.

O conselho é responsável pelas funções de acompanhamento dos recursos alimentícios enviados às escolas, de assessoramento das definições dos cardápios e da conformidade das normas sanitárias estabelecidas para a alimentação nas instituições de ensino. “Por exemplo, a elaboração do cardápio, o setor de nutrição age em parceria com o conselho, às vezes um alimento não é aceito ou não é viável para a escola, então o CAE pode fazer ponderações e definir estratégias”, enfatiza.

O CAE/Semec é composto por representantes do Poder Executivo, educadores da Rede, pais de alunos e membros da sociedade civil. Anualmente, o Conselho Municipal de Educação (CME/THE) ordena a prestação de contas do município relativas à educação, de modo que o CAE/Semec deve enviar dados coletados nas instituições para a análise, a aprovação, a reprovação e ponderações por parte do CME/THE.