O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), avaliou de forma positiva a conclusão, nesta terça-feira (15), dos trabalhos legislativos do primeiro semestre de 2025.
Durante a manhã, ao todo, os vereadores participaram de quatro sessões seguidas, para fazer a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como para a aprovação da inclusão da possibilidade de indicação de emendas de bancada no legislativo municipal.
Enzo Samuel explicou que o recesso não significa a paralisação dos trabalhos da Câmara.
“O recesso é só das sessões. A Câmara continua funcionando normalmente de forma administrativa, assim como os vereadores continuam o trabalho nos gabinetes e nos bairros”, reforçou.
Emendas de bancada na Câmara
Entre os temas tratados nas sessões, o presidente chamou atenção para a importância das emendas de bancada. De acordo com Enzo Samuel, essa ferramenta será importante para garantir recursos para obras estruturantes que hoje estão paradas na cidade.
“Eu vou dar exemplo: a ponte que liga a Universidade Federal do Piauí ao meu querido bairro Água Mineral está parada desde a gestão do saudoso Firmino Filho. Se os vereadores puderem se juntar e destinar recurso para continuar essa obra, com certeza ela será concluída”, destacou.
As sessões ordinárias retornam no dia 1º de agosto, mas os trabalhos administrativos e de gabinete seguem normalmente durante o recesso.
Propositor da Indicação Parlamentar Coletiva, o vereador Fernando Lima detalhou como funcionará na prática a indicação.
“O percentual que ficou na emenda foi de 1% da receita corrente líquida. Veja só, nós temos as emendas individuais, cada vereador tem direito a um percentual. Se você pegar o percentual da emenda individual é 2%. Então, em diálogo com o técnico da Secretaria de Planejamento, que veio ontem para a comissão, nós chegamos a um acordo de 1%, ou seja, metade do valor da emenda individual. O valor da emenda individual hoje está em torno de 3 milhões. Então, a emenda coletiva, a indicação parlamentar coletiva vai ficar em torno de 1,5 milhão. Então, podemos reunir em um texto os vereadores. 10 vereadores vão indicar uma obra de R$15 milhões. É realmente um valor considerável que pode levar muito benefício a toda a Teresina”, concluiu.
Veja o video com o vereador Fernando Lima: