Em resposta ao editorial assinado pelo jornalista Mikeias di Matto, intitulado “ Câmara de vereadores de Jatobá do Piauí está na mira do Ministério Público” e sub-titulado “Inquérito civil foi instaurado para investigar denúncia”, matéria publicada no portal Lupa1, com o link Câmara de vereadores de Jatobá do Piauí está na mira do Ministério Público – Municípios (lupa1.com.br), no dia 13 de março de 2023.
A Presidência da Câmara de Jatobá do Piauí, que tem afrente do parlamento e gestão o vereador Jermiray Andrade, informa que o portal da transparência da Câmara esta em pleno funcionamento no seguintes endereços eletrônicos, http://transparencia.camarajatobadopiaui.pi.gov.br/ e http://camarajatobadopiaui.pi.gov.br/, e em fase de testes e atualização. Atendendo os prazos exigidos pela lei de acesso a informação Transparência conforme Lei Complementar 131/2009 e Lei nº 12.527/2011.
E aponta que o endereço, presente no editorial do Portal Lupa1, não é o endereço atual utilizado para acesso ao sistema da transparência pública.
A Câmara também informa que está a disposição para demais esclarecimentos ao público pelo e-mails presidencia@camarajatobadopiaui.pi.gov.br e cmjatobadopi@gmail.com
FAKE NEWS É CRIME! NÃO ESPALHE NOTÍCIAS FALSAS
“Ouvi dizer que…”
Então não sabe!
“Meu vizinho me contou…”
Mas não sabe se é verdade!
“Um amigo da minha mãe disse”
Mas não tem certeza do que se trata
“Vi isso em um grupo do WhatsApp”
Mas não checou as informações para saber se é real
CUIDADO! O que você leu ou ouviu de outras pessoas só são boatos e não FATOS. Se as informações não são oficiais ou concretas, há grandes chances de se tratar de uma notícia falsa ou, em inglês, as chamadas “Fake News”.
Compartilhar e espalhar Fake News é crime, previsto no Código Penal. A Câmara de Jatobá do Piauí orienta a população sobre essa frequente corrente de notícias falsas, boatos e informações sem fundamentos que circulam pelas ruas e principalmente pelo mundo virtual, que são as redes sociais. Não acredite ou compartilhe tudo o que vê. Fica a dica:
- Procure sempre verificar as fontes: jornais, sites noticiosos, veículos oficiais e fontes secundárias (prefeitura, câmara, noticiário, jornalistas, órgãos, empresas e publicações oficiais);
- Não saia compartilhando toda informação sem, ao menos, ler a matéria ou notícia por completo;
- Certifique-se de que a fonte é segura e a notícia esteja com a publicação em dia;
- Não faça suposições em cima de uma informação e muito menos repasse-a sem saber se ela é verdadeira;
- Por fim, seja consciente e diga NÃO às Fake News. Se for preciso, denuncie. É de extrema importância reportar casos de notícias fictícias ou de caráter falso;
A Câmara de Jatobá do Piauí, agradece o apoio e colaboração de toda a população. NÃO espalhem FAKE NEWS!