O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto Juvenil, localizado na Rua Coronel César, Nº 1566, no bairro Morada do Sol, na zona Leste de Teresina (PI), irá realizar programação alusiva ao “Janeiro Branco”.
O “Janeiro Branco” é uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Foram organizados momentos com diversos temas cujo público-alvo são os pacientes, seus familiares e os profissionais que atendem no local.
Para Wanderson Anjos, coordenador do CAPSi, a campanha do Janeiro Branco destaca a relevância da saúde mental. “Como em outras campanhas anuais, é crucial lembrar que esse cuidado e medidas preventivas devem ser implementadas não apenas no mês de referência do movimento, mas também em todos os outros”.
“Portanto, para nós que trabalhamos no CAPSi Dr. Alexandre Nogueira, percebemos a ocasião como um movimento que consolida a Rede de Saúde Mental de Teresina-PI, que retoma o tema da atenção à saúde mental com maior sensibilidade, considerando ações e propostas que buscam a equidade na prestação de serviços assistenciais a toda a comunidade”.
O coordenador enfatiza que ao promover a campanha e divulgar as ações neste mês de maneira ética e comprometida pode-se intensificar e reforçar a atenção à saúde mental em todos os âmbitos, seja social, financeiro, político ou de saúde do município.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 15 de janeiro: será realizada uma oficina, às 9 horas, com o tema: orientações e manejo aos familiares, quanto ao impacto do tratamento infantil em saúde mental à luz da psicologia. A oficina será feita pela psicóloga e coordenadora do setor de psicologia do Instituto Volta Vida, Andressa Lima Barbosa.
Dia 17 de janeiro: nos turnos manhã e tarde, serão ofertados aos presentes ações de autocuidado com equipe multiprofissional, como massoterapia, ventosaterapia, reflexologia podal, quiropraxia, liberação miofacial, ginástica laboral, massageadores de pés e cadeira de massagem. A ação será coordenada pelo fisioterapeuta Rômulo Carvalho, da clínica Recupere.
Dia 22 de janeiro acontecerão duas oficinas: a primeira às 9 horas, com a psiquiatra Vigínia Souza, que vai abordar o tema Janeiro Branco e Ações em Saúde Mental à Luz da Psiquiatria Infantil. No mesmo dia, às 14 horas, acontecerá oficina com a assistente social Nayrana Kelly, que abordará a temática Diálogos sobre Cuidados em Saúde Mental à Luz do Serviço Social.