A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), inaugurou nesta segunda-feira, (30), o Centro de Valorização da Pessoa Idosa, localizado no Bairro Angelim, zona Sul de Teresina. A inauguração dessa unidade está na programação realizada em alusão ao aniversário de 169 anos de Teresina.
A nova unidade tem capacidade para atender, aproximadamente, 220 idosos, para os dois serviços ofertados, o Centro Dia e o Centro de Convivência Jatobá.
Foto: Rômulo Piauilino/ Semcom
De acordo com Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, é um projeto inovador e a proposta é expandir para as demais áreas da capital.
“Esse espaço faz parte do Plano de Governo do prefeito Dr. Pessoa e vai ofertar dois serviços: o Centro de Convivência e o Centro Dia. O Centro Dia vai oferecer serviços que não existiam até então. Vai poder acolher pessoas idosas da zona Sul e o prefeito tem ideia de expandir para toda a cidade”, pontuou.
Foto: Rômulo Piauilino/ Semcom
Segundo o Prefeito Dr. Pessoa, o Centro de Valorização vai atender a população idosa durante o dia, com atividades que envolvem profissionais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, cuidadores e alimentação balanceada.
“A pessoa idosa vem de manhã, tem café da manhã, almoço, lanche, além de cuidados com a saúde e oficina, para que ela possa desenvolver a parte física e psíquica”, ressaltou.
Foto: Rômulo Piauilino/ Semcom
Já para Aline Teixeira, secretária executiva do Suas/Semcaspi, a inauguração é importante para fortalecer as ações de políticas de assistência social no território.
“Estamos inaugurando o Centro de Valorização da Pessoa Idosa, agregando os serviços da proteção social básica, e da proteção social especial. O centro de convivência vai estar com serviço de fortalecimento de vínculos, prevenindo situações de violência e violação de direitos dessas pessoas em sua família”, destacou.
O Centro de Valorização da Pessoa Idosa está localizado na Avenida Jatobá, nº 9211, no Bairro Angelim I.
Foto: Rômulo Piauilino/ Semcom
SERVIÇOS DIFERENCIADOS
Socorro Bento, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Semcaspi, explica que são trabalhos diferenciados, o Centro de Convivência, atua na prevenção de violação de direitos e violências, e o Centro Dia, com o enfrentamento, quando já houve a violação.
“No Centro de Valorização da Pessoa Idosa, vamos compartilhar a proteção básica e a proteção especial. Estes idosos irão se encontrar nas atividades e teremos profissionais de saúde, nutrição, de terapias ocupacionais, atividade físicas e lúdicas. Os idosos para o Centro de Convivência são referenciados pelos Cras, já os do Centro Dia, são os referenciados pelos Creas”, esclareceu.