Em uma eleição marcada por tranquilidade e transparência, mais de 50 mil pessoas compareceram às urnas em Teresina, no domingo (01), para escolher os 35 novos conselheiros tutelares da capital. Os novos conselheiros, cada um com dois suplentes, terão mandato de quatro anos.
A eleição unificada ocorreu em todo o país, e no município foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Prefeitura de Teresina, em parceria com o Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI).
Na avaliação do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina, André Santos, o resultado da eleição saiu às 23h30 e tudo transcorreu dentro do previsto. “O processo de escolha ocorreu com tranquilidade, transparência e agilidade, o sucesso se deve principalmente à parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que, permite as urnas eletrônicas para a realização desta eleição, apenas três delas, tiveram que ser trocadas por apresentarem defeito, mas tudo dentro do prazo”, pontuou.
“Esse ano, tivemos um avanço, foram 50.082 eleitores indo às urnas, uma eleição considerada boa. O resultado será publicado no Diário do Município, a diplomação dos eleitos será dia 15 de dezembro e dia 10 de janeiro, a posse dos novos conselheiros do Tutelar de Teresina”, enfatizou André Santos.