![](https://pmt.pi.gov.br/wp-content/uploads/sites/34/2024/03/IMG-20240305-WA0001.jpg)
A diretora do CMEI, professora Liza Mariana, explica que os testes de níveis são feitos com tranquilidade e não pressionam as crianças e as famílias a atingirem determinados resultados. “Trabalhamos com metas altas por ter estratégias de alfabetização e letramento progressivas através de projetos, bem como baseado em evidências dos anos anteriores. Fazemos o passo a passo e os resultados são muito bons”, esclarece.
Para ter um acompanhamento mais efetivo, os testes de aprendizado no CMEI Castro Alves são feitos mensalmente. Além disso, o centro terminou 2023 com 62% das crianças matriculadas no 1º Período com nível 6 de escrita. Com os resultados satisfatórios, a unidade de ensino conquistou o prêmio de reconhecimento do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) na categoria de Melhor Professora, com a docente Joana Rosa.
A gestora do CMEI Castro Alves conta que após o teste diagnóstico são realizadas reuniões por turma com os professores para apresentar os resultados e metas esperados. “Tudo isso também inclui nossas crianças autistas que não ficam de fora do processo, pois são ensinadas e testadas junto com todas as demais crianças da turma”, conclui.