O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Chico Xavier, localizado no bairro São Sebastião, na zona Sudeste de Teresina, realizou a Formatura do ABC para as crianças que concluíram o primeiro ciclo da educação básica. As formaturas são realizadas nos CMEIs da Rede Pública Municipal para estudantes concludentes do 2º Período da Educação Infantil.
Com o tema “Fábrica de Sonhos”, ao todo 52 crianças participaram da celebração. O primeiro ato da formatura foi o teatro, que contou com apresentações musicais. Já o segundo momento da comemoração foi a recepção das famílias, crianças e professoras em um buffet. Além disso, juntamente com os professores, durante seis meses, os alunos do CMEI fizeram textos autorais, que foram assinados em um livro de produção deles e apresentados na formatura.
A diretora do CMEI, professora Cristiane Vieira, afirma que essa etapa da Educação Infantil é importante na formação de valores, vivências e experiências para
as crianças. “Nós do CMEI Chico Xavier fabricamos sonhos em cada família e aluno que fez parte durante os três anos de processo de ensino e aprendizado.
O sentimento das famílias e, principalmente, das crianças, foi de muita emoção, alegria, felicidade e prazer em fazer parte dessa festa linda”, comenta.
Os alunos começam o ciclo educacional nos CMEIs da Rede Pública Municipal, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semec), no Maternal I, passando por Maternal II, 1º Período e concluindo no 2° Período. Com a conclusão de todas as fases da Educação Infantil, os pequenos estudantes já estão aptos a ingressarem no Ensino Fundamental.
Taynara Moura é mãe da Lavinia, que participou da formatura do ABC. Ela agradece a dedicação, carinho e respeito proporcionados pelo CMEI Chico Xavier à sua filha. “É com muito carinho e ternura que falo desse CMEI que acolheu minha filha com muito amor desde o princípio. Sou muito grata pela idealização de um sonho, que foi o ABC. Uma festa super organizada, com uma decoração linda e apresentações emocionantes que jamais serão esquecidas por nós. Fico imensamente feliz por minha filha ter começado sua jornada escolar num lugar tão especial”, finaliza.