O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hilda Maria Lemos, que fica no Residencial Francisca Trindade, zona Norte de Teresina, está desenvolvendo o projeto de leitura “Conto e Reconto” para os estudantes do Maternal II ao 2º Período da Educação Infantil. A ação foi idealizada pela ex-pedagoga do CMEI, professora Darlene de Moura, e realizada a cada ano.
Dentre os objetivos da iniciativa está a promoção do hábito da leitura no ambiente doméstico e escolar, despertar o prazer pela leitura através de momentos agradáveis na hora da contação de histórias, aprimorar o desempenho na oralidade, leitura e escrita, bem como desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos e criativos.
A diretora do centro, professora Helterlane Maria, conta que a abertura do projeto ocorreu no dia 18 de abril e se estenderá até o fim do ano letivo. “A iniciativa surgiu da necessidade de envolver nossos alunos na cultura leitora, aproximando-os dos livros e levando-os ao encantamento das obras literárias. Buscamos, juntamente com as famílias, que são nossas parceiras, vivenciar momentos prazerosos de leitura e reconto de histórias”, explica.
O projeto, que ocorre uma vez por semana, é desenvolvido em três passos, sendo que o primeiro é a contação de histórias pela professora de acordo com o gênero literário escolhido no mês, no qual também é chamada a atenção para a capa do livro, questionando e permitindo que a criança verbalize suas percepções. O segundo passo é o reconto da história em sala de aula através de dramatização, uso de fantoches, massinha de modelar e outros meios. O terceiro passo é a Sacolinha da Leitura, que consiste nas crianças levarem um livro para ser lido e recontado. No final do ano letivo, acontece a culminância da ação na III Mostra Literária.
Até o momento, as crianças estudaram os seguintes gêneros literários: conto de fadas, fábula e poema. Nos próximos meses os alunos vão estudar receita, lendas, cantigas de roda e biografia de escritores da literatura infantil.
“Queremos incentivar a leitura de forma lúdica, dinâmica e prazerosa para as crianças e com participação das famílias. A ficha de acompanhamento de leitura, o caderno meia pauta utilizado em sala e os registros fotográficos são instrumentos valiosos de verificação durante o processo de aplicação deste projeto”, finaliza a gestora do CMEI.