Valorizar a infância é uma das prioridades da Prefeitura de Teresina e da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Pensando nisso, por meio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Noronha Filho, foi desenvolvida uma atividade voltada especialmente para as meninas, utilizando o laço de fita como recurso lúdico.
Essa ação surgiu após a unidade de ensino, em parceria com as famílias, perceber que algumas crianças estavam apresentando características relacionadas à baixa autoestima e, por essa razão, estavam manifestando comportamentos que imitam pessoas adultas, especialmente as meninas. Esses comportamentos estavam envolvidos com a beleza, onde as crianças queriam usar produtos de maquiagem em exagero para se sentirem mais crescidas e encaixadas em grupos.
Para ensiná-las a entenderem que existe um momento certo para viver cada fase de crescimento, o CMEI tomou como referência o livro “Menina Bonita do Laço de Fita”, da autora Ana Maria Machado, para exploração e inspiração, contribuindo para que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, e também com o objetivo de elevar a autoestima através do uso de lacinhos no cabelo, bem como ajudá-las no fortalecimento da identidade infantil.
“Essa ação nos ajudou a mostrar que elas estão em uma fase muito boa, a infância. E que nessa fase elas precisam ser crianças, usar coisas de criança e se comportarem como crianças. E que não precisam se envergonhar disso, pois ser criança é lindo”, pontua Andreia Coelho, pedagoga responsável pela ação.