CMEI Peixe Vivo celebra culminância do projeto de leitura “Mundo da Criança”

O Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Peixe Vivo promoveu neste mês de dezembro a culminância do projeto de leitura “Mundo da Criança: Viva a Infância”. Os alunos do Maternal II participaram do evento com o tema “Eu sou um Artista” e os do 1° Período realizaram uma Feira de Arte. Os estudantes do 2° Período abordaram o tema “Descobrindo e Redescobrindo a Natureza”.

Durante o evento, as crianças do Maternal II apresentaram uma performance artística buscando estimular a criatividade e a cultura de cada uma delas. Os alunos do 1° período organizaram e expuseram objetos como notebooks e carrinhos, confeccionados a partir de material reciclado. Uma apresentação de dança artística também foi realizada pelos alunos do Maternal II, destacando as produções artísticas para pais e colegas do CMEI.

A culminância envolveu os alunos do 2° Período em atividades relacionadas ao tema “Descobrindo e Redescobrindo a Natureza”. Junto aos seus familiares, assistiram a uma palestra do engenheiro ambiental João Francisco de Oliveira, o “João do Lixo”, sobre reciclagem e participaram de uma oficina prática utilizando materiais recicláveis. A atividade resultou na criação de uma árvore de Natal confeccionada a partir de lixo reciclável.

O enfoque educativo não apenas promoveu a expressão artística, mas também instigou a consciência ambiental. Estas atividades evidenciam o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) em proporcionar um aprendizado significativo e que possui características variadas aos alunos, incentivando a criatividade, consciência cultural e ambiental desde os primeiros anos escolares.

A diretora da unidade de ensino, professora Auricilene Silva, destacou a importância do evento e os impactos positivos para o CMEI. “O João (João do lixo) trouxe uma verdadeira aula de como não prejudicar o meio ambiente, reciclando grande parte dos objetos que temos em casa e o valor de proporcionar isso para os pequenos, dando a oportunidade de expressar sua criatividade e talento, é evidente por meio de apresentações artísticas, como dança e confecção de objetos a partir de materiais recicláveis. A Feira de Arte demonstrou habilidades artísticas e também o desenvolvimento da consciência ambiental ao reutilizar materiais”.