O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Planalto Uruguai, na zona Leste de Teresina, recebeu uma palestra sobre educação ambiental para pais de estudantes da instituição. A ação é relativa ao projeto de extensão “Programa Selo Escola Sustentável”, levado por estudantes do Centro Universitário UNINOVAFAPI, bairro Uruguai, apresentado na instituição com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Segundo a diretora da CMEI Planalto Uruguai, professora Cláudia Gomes, a reunião foi realizada destacando a participação dos pais, a fim de levar informação sobre os benefícios da compostagem orgânica para a população local, entretanto, aberta para participação da comunidade escolar.
“Foi importante para demonstrar a forma como podem ser reutilizados os resíduos sólidos para transformação de adubo, que é denominado de compostagem. É uma forma alternativa ao descarte, que irá contribuir para diminuir o efeito estufa no planeta e o aquecimento global”, pontua a gestora.
A professora Cláudia complementa que a atividade ainda é importante para trabalhar o desenvolvimento da educação ambiental com estudantes da instituição, na medida que forma os educadores para ensinar sobre os cuidados com o meio ambiente para as crianças. “Esse projeto contribui para o ensino de modo que os acadêmicos compreendam os problemas sociais da comunidade local, tornando-os mais cientes em questões de responsabilidade socioambiental”, acrescenta.
O desenvolvimento do projeto de extensão conta com suporte da empresa É de Sol Compostagem, a qual disponibilizou adubos feitos com resíduos sólidos, além de levar a fala do presidente da empresa para ministrar a palestra, o engenheiro Ramon Campelo. Também houve contribuição da Empresa Viveiro Teresina, que entregou mudas de plantas para o público presente. A ação de educação ambiental foi levada por estudantes de diferentes cursos da UNINOVAFAPI, como a arquitetura e a odontologia.