A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Thereza Christina, que fica no Centro de Teresina, realizou a 2ª etapa do projeto “Doses da Leitura”. A iniciativa, que ocorre todos os anos, é composta por quatro fases e tem o intuito de incentivar o gosto pela leitura, o prazer por ouvir histórias e desenvolver a socialização, a criatividade, a memória e a linguagem nas crianças.
A professora e uma das organizadoras da ação, Valdiane Sudário Santiago, comenta que a equipe docente do CMEI se sente grata por ver as crianças apreciando e interagindo com os livros durante o projeto. “Acreditamos que o desafio proposto pela iniciativa está sendo cumprido também pela continuidade das rodas de leitura realizadas ao longo das semanas. Em cada etapa da ação propomos uma nova forma de incentivar os pequenos, oportunizando possibilidades diversas”, pontua.
A 1ª fase do “Doses de Leitura” contou com desfiles, dramatizações e apresentações musicais, na qual as crianças se fantasiaram de personagens de clássicos infantis. Já na 2ª etapa, que foi exclusiva para os alunos do CMEI, houve contação de histórias e teatro de fantoches. O principal destaque do momento foi a presença do escritor e formador da Secretaria Municipal de Educação (Semec), professor Deyvis Castro. Na oportunidade, ele abordou, em uma roda de conversa com os alunos, a importância da leitura e o livro “Viajando no mundo da criança”.
Publicada em 2023, esse é o primeiro livro voltado para o público infantil escrito por Deyvis. A obra aborda temas da infância, como brinquedos, moradia e natureza, na qual o leitor, com a imaginação, faz viagens de balões, aviões e foguetes para diversos lugares mágicos. O livro é composto por poesias de estudantes da Rede Municipal de Ensino de Teresina.
“Achei incrível interagir com os pequenos. É fabuloso poder participar desses momentos de incentivo à leitura de forma lúdica e prazerosa. Juntamente com a equipe do CMEI, estamos contribuindo na formação de futuros leitores, e, acima de tudo, de pessoas sensíveis, críticas e humanizadas”, finaliza Deyvis Castro.