O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Thereza Christina, localizado no Centro de Teresina, iniciou o projeto “Libras com Amor” com estudantes da instituição, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no dia 26 de setembro. A ação é uma efetivação prática das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para a educação do município, a qual oferta formação continuada em Libras para servidores da Prefeitura.
A ação foi idealizada por Valdiane Sudário, professora do CMEI, formada em Língua Brasileira dos Sinais (Libras) pelo curso do Núcleo de Tecnologia Educacional de Teresina (NTHE), ofertado pela Semec.
“É de grande importância essa atividade por ilustrar para as crianças, que ainda que não falem, às pessoas surdas conseguem se comunicar”, pontua a criadora do projeto.
O projeto tem por objetivo levar conhecimento acerca da língua de sinais para estudantes em seus primeiros anos de vida, a fim de garantir a inclusão das pessoas surdas através da comunicação bilíngue nas escolas. Além das atividades da semana, relacionadas a leitura da história “O Canto de Bento”, a professora Valdiane ressalta que as oficinas de Libras irão continuar durante o restante do ano no centro de educação.
Entre os meses de outubro e novembro de 2023, a unidade de ensino irá elaborar atividades práticas e lúdicas em Libras por meio da música, para estimular a fluência na língua de sinais por parte dos pequenos. Em dezembro, mês da culminância do projeto, os aprendizados serão expostos à comunidade escolar.
A diretora do CMEI Thereza Christina, professora Raimunda Soares, pontua ainda que Valdiane cursa graduação em Libras pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A atividade conta ainda com suporte auxiliar da professora residente Isadora, estudante do curso de Intérprete em Libras pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac).