Profissionais/CMEI Thereza Christina durante às eleições para a renovação dos membros do Conselho Escolar
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Thereza Christina, bairro Centro de Teresina, realizou as eleições para renovação dos membros do Conselho Escolar para o biênio 2023 a 2025. A eleição da nova gestão do conselho escolar foi acompanhada pelo secretário executivo de Ensino, professor Reinaldo Ximenes, representante da Secretaria Municipal de Educação (Semec) no processo eleitoral da instituição.
Os Conselhos Escolares dos CMEIs e Escolas Municipais de Teresina são comissões mistas, compostas por profissionais da educação e pelos pais de alunos. A função do órgão é proporcionar uma gestão democrática nas instituições de ensino, de modo que família e educadores dialogam sobre as demandas da comunidade escolar e contribuam em conjunto para a melhoria do ensino e do ambiente oferecido para os estudantes da Rede Municipal.
O CMEI Thereza Christina realizou a renovação do Conselho Escolar na última sexta-feira (24), das 8h às 16h. Segundo a diretora da instituição, professora Raimunda Soares, as famílias e comunidade escolar participaram ativamente do processo eleitoral. “Ocorreu tudo de forma tranquila, organizada. Os pais participaram ativamente, comparecendo para dar sua contribuição em voto”, enfatiza.
Semec contribui para gestão democrática das comunidades escolares
Segundo a coordenadora de Articulação Comunitária da Semec, professora Letícia Campos, a Rede Municipal promove a renovação dos conselhos escolares em modelo bi-anual, de modo a garantir autonomia financeira e administrativa das escolas, com convocação da gestão escolar pela Semec com um mês de antecedência, para promover o engajamento da comunidade escolar no processo de votação.
Os conselhos escolares dos CMEIs e Escolas Municipais de Teresina são assegurados pela Lei Municipal Nº 3.374, de novembro de 2004, que institui estes órgãos sem fins lucrativos para a promoção da autonomia das instituições de ensino. “A organização democrática da gestão escolar é tanto uma necessidade como uma lei constituída, que pretende manter as escolas com gestão ampliada, composta com diferentes segmentos a participar das tomadas de decisões financeiras, pedagógicas e administrativas”, afirma a professora Letícia.
Por meio da Coordenação de Articulação Comunitária, a Secretaria presta assessoria às instituições de ensino para realização do processo de renovação do Conselho Escolar, seguindo as atividades de retirada da comissão eleitoral vigente, produção e lançamento do edital, apresentação de modelos de Ata das eleições e lançamentos de portarias. O setor presta também orientações sobre cartório e banco e para esclarecimento de dúvidas durante todo o processo eleitoral.
Votação para a renovação dos membros do Conselho Escolar/biênio 2023 a 2025
Votação para a renovação dos membros do Conselho Escolar/biênio 2023 a 2025
Votação para a renovação dos membros do Conselho Escolar/biênio 2023 a 2025