Codevasf conclui Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade de Madeiro, investimento foi de R$ 8,5 milhões – Folha Piauí

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu a obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município de Madeiro, no Norte do Piauí. O investimento para a conclusão do sistema foi de R$ 8,5 milhões. Cerca de 3,5 mil pessoas serão beneficiadas.

“Essa obra representa um avanço significativo nas condições de saúde pública do município e uma importante etapa para a conservação dos recursos hídricos, especialmente do rio Parnaíba. O investimento em saneamento básico é um dos pilares do desenvolvimento territorial, pois promove a qualidade de vida da população, melhoria das condições ambientais e dos sistemas produtivos”, afirma o diretor da Área de Revitalização e Desenvolvimento Territorial da Companhia, José Vivaldo Souza de Mendonça Filho.

A nova estrutura já está em operação e é capaz de atender cerca de 90% da população local, proporcionando melhorias significativas nas condições de saneamento e saúde pública da região.

O SES de Madeiro conta com rede coletora de esgoto de 6 km extensão; um emissário de 8 km de extensão; duas estações elevatórias para garantir o fluxo contínuo e eficiente do esgoto por meio da rede; uma estação elevatória na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que recalca o esgoto tratado para ser lançado no corpo receptor, que é o rio Parnaíba. Conta também com uma lagoa de tratamento de esgoto e um reator UASB que contribui para a digestão anaeróbica dos sólidos, resultando em um efluente tratado de alta qualidade.

Sistema de Esgotamento Sanitário

O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) é um conjunto de obras e instalações destinadas a realizar o afastamento, o transporte, o tratamento e a destinação final dos esgotos (gerados nas atividades do dia a dia da população), de forma adequada do ponto de vista sanitário e ambiental.

Codevasf — A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em 2.688 municípios brasileiros localizados em 16 unidades da federação. A Companhia executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.