Codevasf entrega equipamentos para reforçar reconstrução de Picos após fortes chuvas – Folha Piauí

A Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, nesta quinta (23), entrega de dez máquinas e veículos destinados às ações de reconstrução do município de Picos, no sudeste piauiense, atingido por fortes chuvas desde a semana passada.

Com recursos do Orçamento Geral da União, via emenda da bancada federal, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na iniciativa. Entre os itens entregues estão: caminhão de carroceria metálica, motoniveladora, pick-up, retroescavadeira e tratores 75 CV. Doados à Prefeitura de Picos, os equipamentos já foram deslocados ao município para iniciarem os trabalhos a partir desta sexta (24).

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, explica os impactos da utilização do maquinário para minimizar os efeitos ocasionados pelas chuvas e destaca a importância da empresa pública federal como parceira dos municípios em momentos de crise.

“Acompanhamos a situação das famílias de Picos e buscamos agilizar a entrega destes equipamentos. A motoniveladora e retroescavadeira atuarão na recuperação de estradas danificadas ou rompidas pela força das águas. Já o caminhão será utilizado na distribuição dos donativos, tais como cestas básicas, água e colchão. Os tratores servirão para remover entulhos e árvores que bloqueiam vias, bem como na limpeza de pontos da cidade. Por fim, a caminhonete ajudará no reforço da frota da prefeitura ao dar mobilidade às equipes no processo de monitoramento e acompanhamento das mais de 30 mil pessoas atingidas”, explicou.

cAMINHONETE

Situação de Picos

Localizado a mais de 300 km da capital, no Território Vale do Guaribas, Picos sofre os impactos das fortes chuvas desde o início da semana passada. Por conta do cenário atual, o município está sob decreto federal de calamidade pública. Segundo autoridades estaduais, cerca de 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e houve registro de uma morte. As áreas mais atingidas são: Residenciais Augustinho e Bernardes, no bairro Ipueiras, além do Canto da Várzea. “É momento de unirmos forças em prol dos irmãos picoenses que sofrem com as consequências dos temporais. Agradecemos o esforço concentrado da Codevasf e da bancada federal piauiense que destinou esses equipamentos que serão de grande valia para que retomemos a rotina de uma das maiores cidades do estado”, afirma Pablo Santos, prefeito de Picos.