Evitando se apresentar explicitamente como candidato à Presidência da República em 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deu o tom de uma eventual campanha nacional ao falar sobre como deveria ser um “governo de centro-direita”, durante evento com empresários na capital paulista nesta segunda-feira, 25.
Indagado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do Progressistas, Tarcísio chegou a sugerir um slogan inspirado em Juscelino Kubitschek: “40 anos em quatro”.
A frase remete à promessa de JK de realizar “50 anos de progresso em cinco”, e foi usada pelo governador para defender uma gestão com foco em desenvolvimento e eficiência.
“Esse cara impulsionou a indústria, interiorizou e construiu o Brasil. Ele construiu uma cidade que hoje é a nossa capital em três anos. Então, um líder disruptivo, uma pessoa que pensou o futuro, que implantou bases para a gente dar um salto subsequente. Não sei qual vai ser o lema de um novo governo, mas eu sei que a gente precisa fazer pelo menos 40 anos em quatro. Isso está muito claro”, afirmou afirmou Tarcísio.
O governador defendeu a redução do número de ministérios como forma de enxugar a máquina pública. “Podemos começar diminuindo o número de ministérios, que é enorme e desnecessário. A Argentina tem operado hoje com nove ministérios. Imagina a quantidade de cortes que eles conseguiram fazer”, disse.
Tarcísio também defendeu a “desindexação da economia” para evitar o efeito bola-de-neve nas políticas públicas, a revisão de benefícios tributários e uma maior “harmonia entre os poderes”, especialmente com o Congresso, que segundo ele deve conter tentativas de reversão das reformas trabalhista e previdenciária.
Ciro Nogueira encerrou o painel arrancando risadas da plateia ao pedir sugestões de nomes para representar a direita nas eleições de 2026.
Fonte CNN