O Comitê Municipal de Prevenção a Desastres-COMPRED, realizou reunião na manhã desta sexta (24), para discutir estratégias e ações emergenciais no período de chuvas, com foco especial nas áreas de risco de Teresina.
Durante a reunião, os membros do comitê enfatizaram as ações junto às famílias que necessitarem de abrigo, bem como sua retirada em casos de perigo iminente, além do diálogo que é preciso haver em caso de resistência. “Teresina possui atualmente 56 áreas de risco, mas com a presença de famílias são 27, então esse é o principal foco dos nossos trabalhos, resguardar vidas e manter a segurança das pessoas.”, destaca Marcos Wolf, gerente de Operações da Defesa Civil.
“A prioridade é estabelecer o funcionamento dos serviços de maneira mais ágil e eficiente, também garantir uma boa comunicação entre os membros, e a união de forças nesse sentido, de cuidar, proteger e agir”, ressalta o superintendente executivo da SDU Norte, Regis Marinho.
Já o coordenador do comitê, coronel José Nunes da Secretaria de Defesa Civil, complementou que as previsões são de continuidade de chuvas, então é preciso trabalhar sempre com prevenção: “Apresentamos um plano de ação para o período chuvoso aos convidados desta reunião. Nas nossas deliberações, uma série de comandos padronizados para responder a esses possíveis impactos e eventos adversos, com os procedimentos a serem adotados.
Estiveram presentes representantes das Superintendências de Desenvolvimento Urbano-SDUs, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Assistência Social-Semcaspi, Superintendência de Transportes e Trânsito-Strans, Superintendência de Desenvolvimento Rural-SDR e Corpo de Bombeiros.
Comitê Municipal de Prevenção aos Desastres (COMPRED)
O COMPRED é um comitê composto por órgãos da Administração Pública Municipal de Teresina e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí. Esse comitê foi recriado por meio de decreto expedido pelo chefe do Poder Executivo Municipal. O COMPRED tem como objetivo o planejamento, a articulação, a cooperação, a mobilização e o desenvolvimento de ações de prevenção, proteção e defesa civil. As ações desenvolvidas, por meio desse comitê, são de fundamental importância para o atendimento das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade durante o período de maior intensidade das chuvas.