Coordenador da Agenda Teresina 2030 debate justiça climática com especialistas da Europa, EUA e Argentina

O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira, participa, nesta quarta-feira (19), em São Paulo, do Congresso Mundial do Iclei, que reúne líderes globais para discutir a crise climática, especialmente os efeitos sobre as comunidades de baixa renda e outros grupos vulneráveis de forma desproporcional. O congresso tem 96 países representados.

Leonardo Madeira fará palestra na sessão “Equidade em ação: Moldando soluções climáticas para todos”, que também terá como participantes Deepa Vedavyas, diretora de Resiliência e Sustentabilidade, NOPEC, Ohio, Estados Unidos; Lena Völlinger, coordenadora de Proteção Climática, Cidade de Ludwigsburg, Alemanha; María Pilar Bueno, subsecretária de Mudanças Climáticas e Transição Ecológica, Cidade de Rosário, Argentina; e Ola Nord, diretor do Escritório da UE em Malmö, Cidade de Malmö, Suécia.

“Fizemos a abordagem de um planejamento estratégico e integrado que estamos desenvolvendo para a arborização de Teresina, conforme o Plano Municipal de Arborização Urbana e o Plano de Ação Climática. A partir do mapeamento das ilhas de calor identificamos as comunidades mais vulneráveis. A partir deste diagnóstico, pretendemos fazer uma arborização inteligente, com foco nessas comunidades, com o devido monitoramento dos resultados”, explica Leonardo Madeira.

Nesta sessão do evento, os palestrantes concentraram ideias e alinhamento dos esforços subnacionais de mitigação, com as prioridades de igualdade social e foco especial na abordagem de desafios como a distribuição justa e equitativa de recursos e a alocação de benefícios, sem deixar de garantir as metas de redução de emissão dos gases do efeito estufa.