A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado planeja convocar ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e governadores para depor nas próximas semanas. O primeiro a ser ouvido será o diretor da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues.
O colegiado já aprovou requerimentos para chamar os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), e os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).
Até 6ª feira (7.nov.2025) às 14 horas, 82 requerimentos foram protocolados. Entre eles, há pedidos para convocar líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), como Júlio César Guedes de Moraes e Gilberto Aparecido dos Santos.
Os senadores afirmam que a oitiva dos chefes de facções é essencial para compreender a estrutura de comando e as fontes de financiamento do crime organizado no Brasil. A comissão tem como objetivo investigar o avanço de facções criminosas, o envolvimento de agentes públicos e as falhas nas políticas de segurança. O senador Fabiano Contarato foi escolhido presidente da CPI, e Alessandro Vieira é o relator. A comissão é composta por 11 titulares e 7 suplentes, com duração de 120 dias.
Com informações do Senado