Critica reage a “Ainda Estou Aqui“ no Oscar: Clima de Copa do Mundo

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O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, alcançou um marco histórico ao receber três indicações ao Oscar 2025.

A notícia foi recebida com grande emoção pela crítica de cinema Flávia Guerra, que comparou o feito a “ver o Brasil na final da Copa do Mundo”.

Em entrevista à CNN, Guerra destacou a importância desse reconhecimento para o cinema nacional:

“É um acontecimento, um reconhecimento do trabalho do cinema brasileiro de 25 anos para cá. O público brasileiro está cada vez mais perto do seu cinema”.

Impacto social e histórico

O filme, que aborda temas relacionados à ditadura militar brasileira, tem gerado debates importantes, especialmente entre os mais jovens.

“Muitos jovens que nunca viveram ou nem sabiam da existência da ditadura militar estão ressignificando a história dos seus avós e conhecendo mais sobre esse período”, explicou Guerra.

A crítica também ressaltou o desempenho de Fernanda Torres em um papel dramático, algo incomum nas últimas décadas, em que a atriz ficou conhecida por suas performances em comédias televisivas.

Estilo documental e atuações naturais

Guerra elogiou o estilo de direção de Walter Salles, conhecido por sua abordagem documental e busca pela veracidade nas cenas.

“Ele quer ter essa veracidade, esse grão do real”, comentou, destacando como isso se reflete na fotografia granulada do filme e nas atuações naturais do elenco.

A direção de atores, especialmente do elenco mirim, também foi destacada como um ponto forte do filme.

“Dirigir atores, crianças e adolescentes não é fácil e eles estão magistrais na tela”, afirmou Guerra.

As três indicações ao Oscar não apenas elevam o perfil do cinema brasileiro internacionalmente, mas também incentivam o público nacional a se conectar com suas próprias histórias através do cinema.

Como concluiu Flávia Guerra: “O Brasil faz o melhor cinema brasileiro do mundo. Quem faz o nosso cinema é a gente, então vamos pro cinema ver as nossas histórias”.

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