Culto em ação de graças é realizado com garotos do Pelotão Mirim de Olho D’ Água do Piauí

Aconteceu, hoje, dia 16, na cidade de Olho D’ Água do Piauí, distante 96 km ao sul da Capital Teresina, Culto em Ação de Graças, realizado pela Igreja Batista, em agradecimento a formação da nova turma do pelotão mirim do município.

O culto faz parte da programação preparada para solenidade de formação dos adolescentes que fazem parte do Programa da Policia Militar do Estado do Piauí, destaque por resgatar as famílias e socializando os jovens, os mantendo longe das drogas e prostituição.

O culto foi ministrado pelo pastor Evaldo Camelô, onde estiveram presentes os familiares dos mirins, além de autoridades e convidados.

A solenidade para formação dos mesmos será realizada no dia 18 de janeiro de 2018. O evento conta com o apoio da policia militar do estado do Piauí e da Prefeitura Municipal de Olho D’ Água do Piauí.

Conheça o Pelotão Mirim do Piauí

Baseado no intuito de continuar avançando com o Projeto Ronda Cidadão e consolidando ainda mais a filosofia de polícia comunitária no Estado do Piauí, o Governo do Estado, através da Polícia Militar do Piauí, em parceria com a Secretaria de Educação, propôs a criação do projeto CIDADÃO MIRIM – “Construindo mais Cidadania”, voltado para a prevenção primária e desenvolvendo como público-alvo crianças e adolescentes, com idade entre 06 (seis) e 16 (dezesseis) anos, através de ações e atividades de educação complementar, buscando dar uma atenção especial a estes que são o futuro de nosso Piauí.

O público alvo do programa são crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, que estejam regulamente matriculados na rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto busca reduzir ainda mais os índices de violência e criminalidade, principalmente dos crimes e violências que envolvam menores de idade, a ser obtido por meio de um processo de transformação, integração e educação, envolvendo a Polícia Militar, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Ação Social e demais Secretarias de Estado que possam contribuir com o Projeto, criando-se uma rede de proteção aos educandos que participarem do Projeto Cidadão Mirim envolvendo, principalmente, policiais, professores, pais, educadores, responsáveis e educandos.

A Polícia Militar busca atender aos anseios da sociedade que impõe cada vez mais ações no sentido de melhorar os resultados do sistema de segurança pública, ensejando uma apreciação integrativa da sua administração, baseada no contexto político-administrativo do Estado, nos seus dilemas e desafios. Assim, portanto, o Projeto Cidadão Mirim é uma resposta a essa demanda social por políticas públicas de segurança atuais e que estejam voltadas para a prevenção e, especialmente, para as crianças e adolescentes de nosso querido Piauí, que hoje estão expostas ao mundo das drogas lícitas e ilícitas, da prostituição infantil, da desagregação das famílias e de outras mazelas sociais, e que necessitam de mais cuidado, atenção e oportunidades.  O Projeto Cidadão Mirim é executado nas sedes dos quartéis e escolas públicas dos municípios atendidos pelo Projeto Cidadão Mirim ou em instalações de instituições parceiras, como atividade de educação complementar, com ações didático-pedagógicas e esportivas que possam promover o desenvolvimento sócio-educacional da criança e do adolescente selecionado para participação no projeto.

(*) imagens e fonte Josileia Mendes