A leitura literária é uma ação que envolve toda escola através de múltiplas atividades, como comunicação oral, recital e dramatizações. Incentivando essa proposta, a Escola Municipal Professora Cristina Evangelista, localizada na zona Sul de Teresina, realizou a última edição da Curtição Literária, que envolveu as turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O incentivo à leitura, à escrita e à expressão corporal são as principais finalidades do projeto. É a partir do desenvolvimento do hábito de leitura que as crianças e os jovens praticam a interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário.
O projeto teve como objetivo promover a valorização da literatura e escrita, através dos livros de literatura como objeto de prazer e conhecimento, preparando os alunos para um futuro mais rico em experiências e conexões humanas, promovendo a importância de compartilhar emoções e afetos.
O engajamento dos alunos e dos professores foi notável, com cada atividade proporcionando oportunidades únicas de aprendizado e crescimento, especialmente para os estudantes. Na programação houve dramatização musical, conto, dança, coral e o destaque para o gênero cordel, com a entrega dos diplomas do projeto “Um por todos e todos por um”, coordenado pela professora Delma Maria. Para a aluna Maria Sofhia, do 4º ano, foi muito prazeroso representar o nordeste na curtição literária.
A professora e diretora da escola, professora Gleyce Rufino, falou sobre a proposta educativa. “O projeto promove a percepção da integralidade do ser humano, que extrapola o cognitivo ao envolver os aspectos emocionais, afetivos, sociais e familiares”, destacou.