Novo decreto publicado pela Prefeitura de Teresina nesse domingo (3) manteve suspensa, por tempo indeterminado, a ampla prestação dos serviços de saúde na capital. Na prática, a medida permite o funcionamento apenas de serviços de urgência e emergência e de casos específicos que precisam de atendimento médico com regularidade.
O decreto baseia-se em recomendações anteriores do Conselho Regional de Medicina e tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas em clínicas e hospitais, na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus.
Continua suspenso, então “o atendimento eletivo prestado em clínicas, consultórios, hospitais, ambulatórios médicos, laboratórios e clínicas de imagem”.
Contudo, então ressalvadas as seguintes situações: “atendimentos clínicos e/ ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência, bem como dos procedimentos e exames; consultas, exames laboratoriais e de imagem e procedimentos ambulatoriais relacionados a oncologia, hemodiálise, pré-natal, doenças infectocontagiosas, retorno pós-operatório, cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardiovasculares, transplantes de órgãos, tecidos, dentre outras”.
O decreto passou a valer neste domingo e é válido até nova deliberação.
Com informações da Rede Clube