Defesa Civil alinha ações para o programa de Educação para Redução de Riscos e Desastre

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O assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Werton Costa, e o membro da equipe de ensino e capacitação da Sedec, Ramon Rodrigues, estiveram reunidos nesta quinta-feira(18), com o secretário executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, para alinhar ações referentes ao ‘Programa de Educação para Redução de Riscos e Desastres’.

O programa tem o objetivo de promover ações de capacitação de professores, com a metodologia da educação com foco na redução de riscos e desastres.

Segundo Werton Costa, a Defesa Civil do Estado atuará com uma metodologia que explicita todos os tipos de riscos, não só aqueles vinculados a fenômenos naturais. “Mas riscos de natureza tecnológica, social e outros. Será um dia inteiro de imersão com professores e supervisores educacionais”, conta.

Werton diz que o projeto será levado, nesse primeiro momento, aos municípios prioritários, 12 no total. “Esse programa será um piloto, um modelo e referência para todos os programas de educação para redução de risco que a Sedec levará adiante. Sentimos a necessidade de potencializar não apenas ações de engenharia, mas também de conscientização, educacionais, de forma a tornar as comunidades escolares mais  resilientes”, explica.

O assessor ressalta que o foco serão as escolas localizadas, preferencialmente, em locais de risco. “São escolas que estão à margem de rios, próximas às áreas passíveis de desmoronamento, e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa pretende expandir para o interior, como Floriano, Parnaíba, Picos , Piripiri e outros. Também atenderemos virtualmente, utilizando a própria estrutura que o Piauí tem para  o atendimento à capacitação a distância”, ressalta o assessor.

O ‘Programa de Educação para Redução de Riscos e Desastres’ pretende ser algo inovador, flexível e transversal. “Ele integrará uma série de orientações que antes eram dadas por órgãos diferentes em uma única unidade de ação. E ele é transversal, será trabalhado em diversas disciplinas, como geografia, história e biologia. Já é um projeto muito bem sucedido em regiões como Sul e Sudeste, sendo consagrado pela ONU como uma das metas do desenvolvimento sustentável”, finaliza Werton.



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