“A festa de Acies é a consagração dos legionários a Nossa Senhora, em que a “Legião”, como um só corpo, se reúne para renovar o compromisso e a sua fidelidade a Maria, e dela receber a força e a benção para continuar combatendo o mal”.
“A grande solenidade acontece anualmente. Cada legionário como um filho e devoto, é convidado e convocado para participar. É a declaração da união, da dependência e renovação do compromisso de fidelidade da Legião”
A Diaconia de Nossa Senhora Das Dores de Olho D’Água do Piauí, tem dois grupos chamados de Praesidium, Consoladora dos Aflitos e Mãe da Divina Graça, que fizeram sua consagração e seu retiro nos dias 06 e 07 de abril/24.
“A Legião de Maria (em latim: Legio Mariæ) é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana formada por leigos que servem de forma voluntária com a finalidade de contribuir para a ação evangelizadora da Igreja.”
“O apostolado da Legião de Maria consiste em atividades dirigidas a toda e qualquer pessoa, em especial aqueles que estão à margem da sociedade (sem abrigo, prostitutas, prisioneiros, etc.), católicos ou não. Os membros da Legião de Maria estão envolvidos na execução de obras espirituais, ao invés de auxílio material, que é reservado a outras associações da Igreja Católica.
Os membros da Legião de Maria são divididos em duas categorias principais: Ativos e Auxiliares. Os últimos se comprometem a rezar diariamente determinadas orações em nome da Legião de Maria. Já os membros ativos devem participar das reuniões semanais do seu Praesidium (denomina os grupos legionários), rezar diariamente a Catena Legionis.