O palco do Theatro 4 de Setembro recebeu, nessa quarta-feira (20), a 13ª edição do projeto Didácio Arte. Com o tema “Mulher: Mãe da Humanidade”, os mais de 700 estudantes do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva se revezaram entre apresentações durante a abertura oficial do projeto.
Discussões sobre feminicídio, violência contra a mulher e empoderamento feminino foram trabalhados pelos alunos com apresentações culturais de dança, teatro, música, pintura e produção textual na culminância do evento.
A diretora do Centro de Tempo Integral, Tetê Castro, ressalta que a mobilização da escola para trabalhar a temática junto aos estudantes foi iniciada ainda no começo do ano e seguiu com atividades durante todo o semestre letivo.
“Trouxemos para o teatro o início da culminância do projeto, durante três dias, pensando a valorização da mulher diante de tantos casos de violência e feminicídios. Nós, enquanto escola, temos que educar nossos alunos para combater este problema na sociedade. Desde o início do período letivo, realizamos atividades no decorrer do ano com uma blitz dos nossos alunos para alertar a população, palestra, oficinas e no desfile cívico também trabalhamos o tema Mulher: Mãe da Humanidade”, pontuou a diretora.
O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, esteve no teatro acompanhando as atividades dos alunos e destacou o trabalho da escola junto aos estudantes. “A escola está de parabéns pela realização de mais uma edição do Didácio Arte, que mobiliza os alunos estimulando a arte, dança, pintura, entre outros, trabalhando o tema pertinente que é o combate à violência contra a mulher. A escola realiza um trabalho de referência ao colocar o protagonismo juvenil para debater temas importantes em suas atividades”, frisou o gestor.
Além de valorizar as produções artísticas, a programação do Didácio Arte estimula o empreendedorismo dos estudantes. A aluna do 2º ano do Ensino Médio Soliane Carlo realizou o trabalho voltado para o empoderamento da mulher no mercado de trabalho e como a proposta da escola já mostra resultados em sua casa.
“Dentro do projeto, estamos trabalhando o empreendedorismo e, com o curso Despertar, aprendemos a montar nosso próprio negócio. Na programação das atividades, montaremos barraca para ensinar como administrar o dinheiro, o tempo e já consegui até aplicar isso em casa, ajudando a minha tia que está iniciando o próprio negócio”, conta Soliane.
A estudante Larissa de Carvalho Paz ressalta que a proposta do projeto é importante por trabalhar temas que devem ser mais discutidos, ao tempo em que estimula os alunos a trabalharem o lado artístico nas atividades.
“A nossa professora desenvolveu uma atividade envolvendo teatro e música, explorando o empoderamento feminino que fala sobre liberdade e autonomia da mulher por meio de atitudes simples. O Didácio Arte é muito importante para nós, alunos, por nos permitir explorar os diversos dons artísticos e terminar por desenvolver habilidades como cantar, dançar ou atuar. Faz com que os alunos se encontrem por meio da arte na escola”, disse Larissa.
A programação segue nos dias 21 e 22 de novembro, na Praça do Mercado do Dirceu II, a partir das 17h30, com apresentações artísticas, Feira do Empreendedorismo Despertar, em parceria com o Sebrae, e a escolha da garota e garoto Didácio Silva 2020.