Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Nutrição, surgiu para avaliar, conscientizar e conhecer o estado nutricional dos alunos da Rede Municipal de Ensino de Teresina.
O Projeto “Crescer Saudável na Escola” tem como intuito coletar dados antropométricos (peso e altura) e nutricionais (eutrófico, desnutrição ou obesidade) dos estudantes. O projeto abrange todas as 321 unidades de ensino.
A ação teve início no começo de 2023 e está previsto para conclusão em 2024. Cerca de 1.620 alunos já foram avaliados pela equipe do projeto em 81 unidades de ensino da Rede Municipal.
A coordenadora do projeto, Maria Luiza Silva, destaca a dinâmica e o destino dos dados coletados nas visitações.
“Os alunos que são identificados com qualquer tipo de risco nutricional são chamados na escola juntamente com os responsáveis para uma reunião com a equipe de nutrição da Semec. O encontro tem como objetivo explanar a importância da alimentação na saúde para o desenvolvimento das crianças e adolescentes”, destaca Maria Luiza.
Por meio da análise do perfil nutricional é possível elaborar cardápios e atividades de educação nutricional mais específicas ao contexto social dos alunos, como também estimular o aprendizado sobre as práticas alimentares benéficas para a saúde, contribuindo para a manutenção do perfil nutricional e qualidade de vida do educando.
“A Divisão de Nutrição, considerando a importância que a vigilância do estado nutricional tem na construção das ações de Educação Alimentar e Nutricional, acredita que esse estudo pode fornecer subsídios para o redirecionamento das ações nessa área, contribuindo para o aprimoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, finaliza a coordenadora.