A Prefeitura de Teresina, por meio do programa Viver+Teresina, inaugurou nesta quarta-feira (29), a revitalização, área de esporte e lazer no bairro Nova Brasília, zona norte da capital. A área antes era utilizada como lixão e, por isso sofreu um processo severo de degradação.
A inauguração foi feita pelo prefeito Dr. Pessoa, o secretário municipal de Planejamento, João Henrique Sousa, e o diretor do Viver+ Teresina, Bruno Quaresma, além de representantes da população da área.
“Nós viemos aqui ainda no início da gestão e visualizamos um completo abandono e trabalhamos bastante para trazer este espaço e entrega-lo para a população. Hoje estamos aqui com lagoa revitalizada, parque para as crianças, quadra de esporte. Ou seja, um recomeço para esta região”, disse o Prefeito Dr. Pessoa.
O investimento total é de R$ 2,4 milhões, com recursos provenientes de operação de crédito junto ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. “É impressionante a transformação que vemos aqui hoje. O programa Viver+ Teresina trabalhou bastante e em tempo recorde para alcançar as demandas da população dessa área. Trouxemos um viés de sustentabilidade, com soluções foçadas na natureza e este resultado nos deixa grato”, disse Bruno Quaresma, diretor do programa.
Foi feito um trabalho de limpeza da lagoa, construção de quadra poliesportiva coberta com arquibancada, instalação de academia de força, quadra de areia e equipamentos para a prática do futmesa e tênis de mesa, playground naturalizado, arborização, jardim ornamental e ervas medicinais, piso, bancos, lixeiras, iluminação e reforço da arborização para que o microclima da região possa ser mais agradável.
O programa, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – Semplan, tem como objetivo o desenvolvimento de obras de adaptação da cidade à crise climática. Por isso, está trabalhando na implementação de soluções baseadas na natureza, incremento da arborização dos espaços públicos e iniciativas inovadoras, com foco na população mais vulnerável aos eventos climáticos extremos.
O secretário municipal de Planejamento, João Henrique, destaca a ação da Prefeitura Municipal de Teresina.
“Estamos realizando ações que são de implementação de soluções baseadas na natureza, como exemplo, incremento da arborização dos espaços públicos e iniciativas inovadoras, com foco na população mais vulnerável aos eventos climáticos extremos”, destaca.
De acordo com o diretor do Viver+Teresina, Bruno Quaresma, essa primeira obra tem um significado marcante para a equipe e para a cidade. “Temos uma missão que está se tornando, a cada dia, mais importante, principalmente no contexto de crise climática, com eventos extremos se intensificando. Aqui em Teresina, temos um aquecimento acima da média global e, por isso, precisamos reforçar a resiliência hídrica da cidade e a arborização, com foco em minimizar os impactos das chuvas e oferecer mais conforto térmico à população”, explica.
O presidente da União dos Líderes Comunitários da Zona Norte de Teresina – Ulconorte, Elias Barbosa, falou da responsabilidade da comunidade de receber ações como essa. “A comunidade tem de assumir sua parte, trazer seus filhos para fabricar, vender um cafezinho, um lanche para as pessoas. E temos dois espaços esportivos e que vai trazer mais qualidade de vida e um espaço para a criançada brincar também. Aqui mesmo na Nova Brasília, nós temos o filho que trabalha com crianças na área de esporte.