O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, esteve nesta manhã de quarta-feira (05), visitando as instalações da Usina de Compostagem orgânica, localizada no bairro Pedra Mole, zona Leste da capital. A recepção foi feita pelo secretário de Produção Agropecuária (SEMP), Marcelo Araújo.
A Usina retomou suas atividades por meio de parcerias com a empresa “Waste Reverse”, junto com a concessionária de Água e Esgoto do município (ÁGUAS DE TERESINA/AEGEA) na destinação correta de seus resíduos de Esgoto.
Satisfeito com a visita, o prefeito Dr. Pessoa disse que o projeto é um novo modelo de gestão para os problemas ambientais, sociais e econômicos decorrente do manejo inadequado do resíduo sólido urbano. “É um processo de grande importância para o meio ambiente e prioriza a saúde das pessoas”.
Para o secretário de Produção Agropecuária (SEMP), Marcelo Araújo, é muito importante para a questão ambiental. “Em primeiro lugar, que a gente tira um lixo que ia ser despejado em lugares inapropriados, material orgânico, e vai entrar em decomposição, gerando efeitos nocivos ao meio ambiente. E a gente traz isso aqui para a usina de compostagem, faz o beneficiamento, transforma isso em um adubo. A gente pega esse adubo, que é um adubo orgânico, e faz aduções para as hortas, campos agrícolas e para a usina”, destacou.
“Já iniciamos com quatro hortas sendo atendidas aqui, em um mês e meio, aproximadamente 120 famílias atendidas até o momento. E gerando uma economia para os horticultores porque eles compravam em média de R$1.500 por carrada, e aqui o custo sai de graça para eles”, acrescentou o secretário.
O gerente da Waste Revese, Pedro Alves, destacou o trabalho realizado na usina. “Esse trabalho é muito importante pra população, para a comunidade e principalmente para o meio ambiente. São diversos materiais que diariamente são reaproveitados e que ajudam a alimentar diversas famílias. Nosso intuito é ampliar e melhorar ainda mais o trabalho que é realizado, para que mais pessoas sejam beneficiadas”.
O agricultor Luís Fernando falou sobre a importância da Usina para ele e sua família. “Essa usina é muito importante pra mim e pra toda minha família, e para toda comunidade também. Hoje em dia, é daqui que eu tiro o sustento da minha família, faço a produção do meu material e forneço para as lojas. Tem semana que não tenho pedido, e trabalho para acumular peças prontas, mas tem semana que consigo tirar de 600 a 700 reais, e isso vem me ajudando demais”, completou o agricultor.