Membros do 25° Batalhão de Caçadores em Teresina visitaram, na manhã desta terça-feira (20), o prefeito da capital piauiense, Doutor Pessoa. O atual comandante da instituição, coronel Borges, junto ao futuro comandante, tenente-coronel Tarabossi, fizeram um convite para que o prefeito prestigiasse a cerimônia de troca de comando do 25º BC, que acontece nesta quarta-feira (21).
“Então são dois grandes objetivos que me trazem aqui. A primeira é me despedir do prefeito. Agradecer a parceria que a gente teve ao longo desses quase dois anos. Trabalhamos juntos, por diversas vezes, seja no combate à dengue, onde os índices despencaram graças à Deus. Seja apoiando a própria Guarda Municipal. oferecendo instrução e capacitação de tiro, material de emprego militar, de controle, de distúrbio, ou seja, a gente teve uma proximidade grande e foi uma via de mão dupla. No final, todos ganharam com essa parceria. E aqui deixar aberto um diálogo com o novo comando do 2ºBEC”, declarou coronel Borges.
Durante o encontro, Dr. Pessoa agradeceu o auxílio do Batalhão em ações de combate e prevenção ao mosquito da dengue e garantiu que a prefeitura sempre estará de porta aberta às forças armadas que atuam para ajudar a população de Teresina.
“Fico muito grato com a visita que recebi, buscamos e desejamos fortalecer os vínculos entre as instituições e poderes. É orgulho para a gente essa aproximação. Tenho conversado com o exército uma solução para a construção de poços tubulares na zona Rural da cidade. Trabalhamos em harmonia como sempre foi com o coronel Borges e não será diferente com o novo comandante”, finalizou o prefeito.
COMBATE À DENGUE
Em 2022, um balanço realizado pelo Comitê de Combate à Dengue em Teresina apontou que foram vistoriadas mais de 200 mil residências, e eliminados mais de 100 mil focos do mosquito. O resultado alcançado é fruto da parceria entre agentes de endemias do Centro de Zoonoses e pelos militares do Exército ligados ao 25º Batalhão de Caçadores.
As ações foram determinadas pelo prefeito Dr. Pessoa, para acabar com a epidemia de dengue na cidade. Vários órgãos uniram forças, como a SEMDUH, a FMS (por meio do Centro de Zoonoses), a SEMEC, as SAADs, a ETURB, a SEMCOM, a SEJUS e o Exército.