O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, acompanhado de uma comitiva de secretariado, visitou, nesta terça-feira (23), o andamento das obras da galeria da zona Leste. O investimento total é de R$ 65 milhões e a execução é da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas da Zona Leste (SAAD Leste), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH).
Dr. Pessoa destacou que a construção da galeria da zona Leste é uma das obras mais importantes para população da capital. “Uma obra esperada há quase 40 anos, de grande relevância para as famílias dessa região se sentirem seguras no sentido de ir e vir. A obra toda será finalizada em dezembro, mais essa parte de escavação, drenagem, saneamento, serão entregues por etapas, previstas para março e junho. O importante é que estamos focados para que o empreendimento seja concluído.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, James Guerra, falou que essa foi a primeira obra visitada pelo Dr. Pessoa, no seu primeiro dia de gestão, e firmou um compromisso de entregar a obra da galeria da Zona Leste. “Nós já cumprimos a primeira etapa que era atravessar a Avenida Homero e hoje nós estamos na segunda etapa, que é nos aproximarmos da Avenida Presidente kennedy. Essa etapa que vai de encontro com a Avenida Presidente Kennedy será finalizada em junho. Então o doutor Pessoa deve encerrar o seu primeiro mandato com a galeria chegando nas imediações da Avenida Presidente kennedy, somadas as ações que já foram feitas na senador Arêa Leão e na Jockey Clube. Então esse trecho feito já está todo saneado, de maneira que as pessoas já podem usufruir do resultado da obra, o que mostra que a obra verdadeiramente está sendo feita por essa gestão, uma vez que ela existe desde 2008, mas que ganhou corpo realmente no governo do Dr. Pessoa”.
James Guerra disse que a obra encontra-se sob vigência de um contrato emergencial até o mês de março onde entende-se que as chuvas serão mais intensas. “Sobre uma nova licitação, já vai ocorrer agora no mês de fevereiro, para quando chegar em junho, possamos iniciar a terceira etapa. Apesar dos transtornos e prejuízos ocasionados nessa região, devido às obras, apostamos que logo após a conclusão dos serviços, vai atrair muitos empreendimentos, muitos comércios para cá, a cidade vai crescer para esse lado, em razão desse benefício”, finalizou.
O engenheiro da ETURB, Edmilson Ferreira, concluiu que a construção da galeria está com cerca de 80% finalizada. Falta só uns 20, 30 metros, para a conclusão. O restante é só acabamento, calçada, muro e pintura e restauração das casas.