E. M. Alcides Lebre comemora o Dia das Crianças com educação ambiental e alimentícia

A Escola Municipal Alcides Lebre, bairro Três Andares, zona Sul da capital, realizou a sua festa em comemoração ao Dia das Crianças na data de hoje (11). A manhã contou com a apresentação da dupla do Tio Bibi Pet, personagem do médico veterinário e escritor Fabiano Pessoa, e Palhaço Pancinha, encenado pelo professor Antônio Carlos, com músicas autorais acerca da temática da preservação ambiental e do cuidado com os animais. Outra atração foi o projeto de extensão ‘Sabores e Afetos de Forma Sustentável’, executado por alunos de Nutrição do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA).

Segundo o diretor da Escola Alcides Lebre, professor Vanilson Brito, a presença da dupla Tio Bibi e Pancinha e do projeto de extensão da UNIFSA foi um modo de associar a festividade do Dia das Crianças com o plano pedagógico da educação.

“São muito salutares as parcerias que a Semec faz com as escolas através da rede, assim como a liberdade que temos em fechar parcerias diretas com entidades e grupos. São importantes para traçarmos o plano integral com o aluno, ao passo que também levamos lazer e diversão para eles”, pontua o professor.

A estudante Ruth Barbosa, integrante do projeto de extensão de nutrição, aponta que ontem foi realizada outra ação na EM Alcides Lebre, quando foram medidos os níveis nutricionais das crianças, como o peso, a altura e a circunferência de cintura, de modo a escolher medidas de reforço alimentar.

“Trouxemos o projeto de extensão para estimular os estudantes a se alimentarem de forma mais saudável, possam conhecer alimentos saudáveis e que possam ainda levar para a família. O intuito do nosso projeto é conscientizar a população, em especial aquelas que não tenham acesso a ampla informação, sobre os hábitos de alimentação saudável”, acrescenta a estudante. As atividades de nutrição contaram com brincadeiras acerca do consumo de vegetais e frutas, além de informações nutricionais sobre alimentos, dos positivos aos negativos.

 

Representante da apresentação com temática animal, o veterinário Fabiano, o Tio Bibi Pet, explica que a apresentação se baseia no livro A Fazenda do Rio Encantado, de sua autoria pela editora Nova Aliança. Por meio da história de um cachorro abandonado, a narrativa busca incentivar desde a infância o respeito e preservação dos recursos naturais e cuidado adequado com animais de estimação, bem como valorização da fauna e flora de Teresina e do país.

“Temos o objetivo de passar a mensagem educativa associada aos elementos ambientais de Teresina, destacar o processo de arborização. Viemos e cantamos pela proteção da árvore, dos rios, trabalhar também a questão do não poluir, da reciclagem”, concluiu o ambientalista Fabiano.