Educação de Teresina recebe os medalhistas de ouro na OBMEP

Os alunos da Rede Municipal de Educação medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), retornaram para Teresina nesta quarta-feira (12) trazendo o símbolo de uma conquista muito importante para a educação teresinense.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), recebeu os medalhistas, parabenizando e incentivando a participação dos alunos da Rede nas olimpíadas de conhecimento científico através do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE), que visa estimular a participação de estudantes da rede nas competições de conhecimento e de professores capacitados que auxiliam os alunos nos estudos em suas escolas.

Os alunos Emanoel Cruz Santos Mendes, da Escola Municipal Júlio Lopes Lima; Ezequiel Cabral da Silva, da Escola Municipal Deputado Antonio Gayoso; Isaac Avelino Batista Rodrigues, da Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; e Jônatas Benjamin da Silva Negreiros, da Escola Municipal Professor Manoel Paulo Nunes, foram os quatro medalhistas de ouro na OBMEP. Juntamente com medalhistas de todas as regiões do Piauí e do Brasil, os alunos teresinenses participaram na última terça-feira (11), no Rio de Janeiro, da cerimônia de celebração da conquista do ouro.

Para o coordenador da disciplina de Matemática do COE, Reginaldo Fernandes, é de grande importância a preparação e o acompanhamento dos alunos que participam de olimpíadas. O professor demonstrou muita alegria com o resultado das aulas e da preparação realizada com os alunos. “O nosso carro-chefe é a OBMEP, nesse ano tivemos 16 medalhistas em nível nacional, desses 16 alunos, 4 foram medalhistas de ouro. Estamos muito orgulhosos do objetivo deles ter sido alcançado. O sentimento é de grande satisfação, é o resultado do empenho de uma equipe de professores que abraçam essa missão”.

O aluno Isaac Avelino conta que a preparação e o apoio dado pela Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi importante para o bom desempenho. O estudante relata que a experiência de ir até o Rio de Janeiro foi algo muito bom. “Fiquei sem palavras ao receber a notícia. Quando chegamos lá, fomos muito bem recebidos, ficamos em um hotel muito bom, o evento e a cerimônia foram muito bem organizados”.

Familiares estavam esperando a chegada dos alunos no Aeroporto de Teresina. Eles demonstraram muita emoção e orgulho da conquista dos estudantes. Os Irmãos do aluno Ezequiel Cabral, Emanoel Silva e Samuel Silva, expressaram muita emoção com a conquista do estudante. “Estamos muito felizes, sempre incentivamos o estudo dele, tirávamos as dúvidas e ajudávamos. É a primeira vez que alguém da nossa família ganha uma medalha tão importante, é como se essa conquista fosse nossa também”.