Com mais de 300 profissionais da educação da rede estadual de ensino reuniram-se em Teresina para um importante seminário promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SINTE-PI). O encontro, realizado no centro da capital, teve como foco principal a discussão e o aperfeiçoamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos trabalhadores da educação, um pleito antigo da categoria.
O seminário marca o início de um ciclo de debates promovido pelo SINTE-PI com o objetivo de fortalecer as propostas que visam a valorização dos educadores e a melhoria das condições de trabalho. A presidente do sindicato, professora Paulina Almeida, ressaltou a importância da participação coletiva na construção dessas propostas. “Não adianta ter uma proposta se ela não for discutida e fortalecida coletivamente pela categoria”, enfatizou Paulina, destacando que o processo envolve assembleias e reuniões para a elaboração de um documento sólido e representativo.
As propostas discutidas no seminário já foram encaminhadas ao Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira. A categoria aguarda a abertura de uma mesa de negociação com o governo estadual para discutir a equiparação salarial e a reestruturação do plano de cargos e salários da categoria. Que em outros estados já acotece.
A demanda por equiparação salarial é um ponto crucial para os educadores do Piauí. Segundo a categoria, já existe legislação que prevê essa equiparação, mas o Estado do Piauí ainda não a concedeu. Os profissionais da educação expressam sua prontidão para negociar com o governo, buscando garantir que seus salários sejam equiparados aos de outras categorias com funções e responsabilidades semelhantes, conforme estabelecido por lei.
O SINTE-PI reforça a necessidade de um diálogo efetivo com o governo estadual para que as reivindicações da categoria sejam atendidas, visando a valorização profissional e a melhoria da qualidade do ensino no estado.
Veja o vídeo com a entrevista que a TVN Piaui fez com a presidente do SINTE-PI, Paulina Almeida: