Viola Davis, Elton John, John Legend e Whoopi Goldberg têm algo em comum – e não é só talento. Esses quatro nomes estão na seleta lista EGOT, que reúne pessoas que venceram as categorias competitivas do Emmy, Grammy, Oscar e do Tony Awards – as maiores premiações do mundo do entretenimento.
O termo EGOT foi criado em 1984 pelo ator Phillip Michael Thomas. Na época, ele estrelava o elenco da série “Miami Vice” e criou a expectativa que conquistaria uma estatueta em cada um desses prêmios.
Sonhar não custa nada, mas no fim o nosso “Ricardo Tubbs” não conseguiu conquistar o tão almejado título.
O primeiro EGOT saiu antes mesmo do nome existir. Em 1962, Richard Rodgers, que compôs mais de 900 músicas e foi responsável pelo musical “A Noviça Rebelde”, foi pioneiro em carimbar as principais premiações.+ Já a primeira mulher foi Helen Hayes, que ao longo de 44 anos conseguiu conquistar os quatro prêmios+ Atualmente, 19 artistas atingiram o status EGOT.
O futuro do EGOT
O clube exclusivo pode ganhar um novo membro em 2025. A atriz Cynthia Erivo, estrela do musical “Wicked”, já possui um Grammy, um Emmy e um Tony, faltando apenas o Oscar para completar o EGOT. Curiosamente, ela concorre na categoria de Melhor Atriz do Oscar 2025 com a brasileira Fernanda Torres, adicionando um toque de emoção extra à disputa.